Por mais que a relação com os clientes seja fundamental, isso não significa que quem faz parte da sua empresa não mereça atenção. Aliás, é exatamente o oposto: com uma equipe capacitada e motivada, a tendência é que os resultados apareçam e mais parceiros, prospects e clientes fiquem satisfeitos. No entanto, como engajar e aumentar a produtividade na prática?

A boa notícia é que existem diferentes maneiras de alcançar esse objetivo, da realização de eventos internos até incentivos para o desenvolvimento e capacitação dos profissionais. Minha intenção com este artigo é apresentar alguns caminhos que poderão te ajudar nesta tarefa.

Qual é a importância de promover o engajamento interno?

Não importa seu segmento de atuação, sem funcionários engajados nos objetivos globais da empresa, os resultados não vão aparecer. Por isso, é fundamental adotar algumas práticas que valorizem os profissionais, colaborem para o seu desenvolvimento e, ao mesmo tempo, promovam o engajamento. A rotatividade, por exemplo, é reduzida, enquanto a produtividade pode aumentar.

O que fazer, então, para aumentar o engajamento dos colaboradores dentro da sua empresa e, assim, potencializar a produtividade e os resultados conquistados? Confira algumas dicas!

Tenha uma liderança inspiradora

O primeiro passo para conseguir a maior participação da sua equipe é contar com uma liderança que inspire confiança e admiração dos colaboradores. Sem líderes motivadores, atentos aos movimentos do mundo e ligados nas pessoas, o desempenho dos profissionais subordinados tende a ser menor.

Promova treinamentos e capacitações

Outra maneira de fazer com que os colaboradores se sintam motivados e engajados é o investimento em treinamentos e capacitações. O objetivo é oferecer os recursos necessários para que o profissional possa se desenvolver. Assim, além de uma equipe ainda mais capacitada, ele se sente reconhecido e valorizado pela empresa, dedicando-se cada vez mais.

O jogo é meritocracia, pra tudo

A meritocracia deve ser a base de avaliação interna. Ou seja, reconhecer o trabalho de quem está se dedicando mais, por exemplo. Desse modo, acompanhe de perto a produtividade de toda a sua equipe para saber quais são os colaboradores com os melhores rendimentos e crie incentivos por seus respectivos desempenhos.

Realize eventos internos

Os eventos internos também são fundamentais. Trata-se de uma maneira de aproximar a sua empresa dos colaboradores, fazendo com que eles se sintam parte da companhia. Por isso, reúna os profissionais de diferentes equipes para anunciar os objetivos ou resultados, por exemplo. Em tempos de home office, pode ser ainda mais importante realizar esses encontros. Eventos virtuais passaram a ser nosso meio de comunicação mais efetivo. Existem diferentes formatos que podem ser adequados à mensagem que a empresa deseja comunicar.

Para engajar os colaboradores é preciso criar experiências únicas para a equipe. Além disso, o momento reforça a importância de se adaptar e inovar para que os profissionais desempenhem melhor as suas funções a cada dia.

Agora que você já viu que engajar os colaboradores é vital para o negócio e conheceu os métodos mais eficientes para esse desafio, que tal compartilhar comigo suas experiências? Juntos podemos pensar ainda melhor sobre o impacto do engajamento dos times.