A realidade virtual em eventos é uma estratégia muito adotada para engajar o público. Essa tecnologia se tornou um fenômeno nas mais diversas realizações e gera muitas oportunidades para os produtores.
Trata-se da criação de ambientes virtuais a partir de óculos especiais, levando o indivíduo a um universo paralelo interativo. Desde jogos, dinâmicas e atividades educativas, as empresas podem aproveitar a ferramenta para promover seus objetivos de uma maneira divertida e atraente.
Mas quais são as tendências de realidade virtual em eventos? Se você quer saber como explorar essa tecnologia nas suas produções, confira as dicas a seguir!
Programação lúdica
O principal uso da realidade virtual em eventos é na realização de games e jogos de competição. Criar um cenário interativo é uma forma diferenciada de divulgar a sua marca de indiretamente.
Os cenários virtuais criados podem contar com elementos de referência aos seus produtos ou simplesmente conter a sua marca. Além de se divertir, quem participa dessas atividades leva na memória uma experiência marcante, que promove discussões e debates úteis na divulgação da sua empresa.
Imersão nos produtos
A realidade virtual em eventos também é muito interessante para o lançamento de produtos. A interatividade que essa tecnologia promove permite aos participantes conhecer um pouco mais sobre a novidade em questão, compreendendo informações técnicas e curiosidades estratégicas.
Você pode criar a simulação de como o produto funciona, mostrar as consequências de seu uso e até dar sugestões de como utilizá-lo. As empresas de automóveis, por exemplo, já levam a tecnologia nos eventos para que os participantes possam fazer o test drive de novos modelos.
Educação interativa
Nos eventos de treinamentos internos das empresas ou mesmo em simpósios, é possível aplicar a realidade virtual como aliada à educação. Essa estratégia permite que a teoria seja aplicada na prática e melhore a fixação do aprendizado.
No setor da saúde, por exemplo, os médicos podem aprender procedimentos sem precisar colocar pacientes em risco. Muitos eventos médicos têm inclusive apresentado a tecnologia como um apoio aos profissionais, mostrando novidades do mercado.
É possível também aproveitá-la para educar seu público em campanhas sociais ou ambientes. Se sua empresa é engajada ambientalmente, por exemplo, você pode mostrar as consequências de ações rotineiras para a natureza.
Vídeos em 360º
A realidade virtual também pode ser usada na divulgação dos eventos, tanto na pré quanto na pós-produção. Muitos festivais criam vídeos interativos, para publicar nas redes sociais, que recriam sensações de quem esteve presente em edições anteriores.
A partir de óculos 3D e aplicativos, os usuários podem assistir ao conteúdo como se estivessem nos eventos. A estratégia ajuda a engajar o público, atraindo-o para futuras edições. A Tomorrowland, por exemplo, já utilizou esse formato diversas vezes.
Áudios sinestésicos
Para a experiência virtual ser completa, é interessante que os sons do mundo virtual tragam uma pitada de sinestesia. O mercado investe muito na evolução dos produtos para realidade virtual e há vários deles que já permitem captar sons em 360º.
A empresa Hear360 desenvolveu um sistema de captura com vários microfones omnidirecionais, que gravam os sons vindos de todas as direções. Isso deve expandir a forma como a realidade virtual é utilizada nos eventos, permitindo ainda mais interatividade!
Essas são as principais estratégias em alta quando falamos em realidade virtual em eventos. Para se manter à frente da concorrência, você precisa acompanhar e seguir as tendências, aplicando-as nas suas ações. O live marketing é outra opção muito procurada nas realizações. Que tal entender mais sobre esse formato? Entre em contato a gente!