4 ações de endomarketing que você pode  fazer para manter o engajamento

As ações de endomarketing são positivas para motivar, engajar e aumentar a produtividade dos colaboradores — por esses motivos, são bastante utilizadas por empresas de diferentes portes. A estratégia beneficia tanto a empresa quanto os funcionários, já que pode envolver premiações, treinamentos, workshops para desenvolvimento profissional, entre outras ações. Contudo, para alcançar bons resultados, é essencial investir em ferramentas adequadas, que estejam alinhadas com o perfil e as necessidades dos colaboradores e da empresa. Para ajudar você nessa missão, separamos abaixo 4 boas ações para manter o engajamento. Confira!

1. Pesquisa de clima

A pesquisa de clima é uma ferramenta utilizada por muitas organizações para melhorar o ambiente de trabalho e fortalecer o engajamento dos funcionários. Ela deve ser aplicada periodicamente para identificar o perfil da equipe, os níveis de satisfação, pontos positivos e de melhoria, problemas de relacionamento, entre outras situações.

2. Redes sociais corporativas

Essa é mais uma das ações de endomarketing que pode ser aplicada na empresa. A rede social corporativa é uma boa ferramenta para comunicação e relacionamento. Ela é benéfica para informar a equipe sobre assuntos variados, compartilhar comunicados e novidades, além de facilitar a integração dos colaboradores. A comunicação interna é significativa para o endomarketing e é importante fortalecê-la. Sendo assim, além da rede social, você pode utilizar outras ferramentas para compartilhar informações e disseminar os valores e a cultura da empresa. Entre elas estão: jornal mural, intranet e TV corporativa.

3. Política de benefícios

Hoje em dia, muitas organizações investem em benefícios que vão além dos básicos e obrigatórios, como vale-transporte e plano de saúde. Sendo assim, a política de benefícios se torna mais uma estratégia para aumentar o engajamento e a motivação do time, além de contribuir com a atração e a retenção de talentos. Ela deve ser planejada de acordo com o orçamento da empresa e o perfil da equipe. Entre as ofertas que podem ser disponibilizadas estão:
  • descontos em instituições de ensino e escola de idiomas;
  • convênios com academias e lojas;
  • ingressos para atividades culturais;
  • dia de folga.

4. Eventos internos

Ao falar sobre ações de endomarketing, não podemos deixar os eventos fora da lista, não é mesmo? Eles são extremamente positivos para manter o engajamento e a motivação da equipe. Além disso, podem ser aplicados em diferentes situações. Veja abaixo alguns exemplos:
  • festas de aniversariantes do mês;
  • comemoração de fim de ano;
  • premiações;
  • eventos de bem-estar;
  • palestras;
  • workshops.
Para ter sucesso com a estratégia, procure organizar uma comemoração que esteja de acordo com o perfil do público e, ao mesmo tempo, surpreenda e encante a todos. Planeje decorações e atrações diferenciadas, faça uso da tecnologia, invista em brindes, providencie materiais de comunicação e divulgação, entre outras ideias, para garantir eventos memoráveis. Essas 4 ações de endomarketing contribuem para o engajamento da equipe, mas é importante lembrar que ainda há outras estratégias. Sendo assim, analise as opções, veja quais são mais adequadas aos objetivos da empresa e faça um planejamento para garantir que tudo saia conforme o esperado. Você já aplica alguma dessas ações de endomarketing na sua empresa? Conte nos comentários!