Fortalecimento de marca, ou brand awareness, tem a ver com o quanto uma marca é reconhecida no mercado e entre os seus colaboradores – e como ela faz isso. Existem pequenas ações que podem fazer toda a diferença no seu posicionamento, e é sobre isso que vamos falar neste post.
Itens de mercado consagrados, como o Leite Moça, que associaram fortemente o nome da marca a um produto, são exemplos para se inspirar. Investir em reconhecimento é fundamental e, por isso, trouxemos algumas dicas para te ajudar. Ficou curioso? Então confira como fazer seu brand awareness!
1. Defina a personalidade da sua marca
Um dos passos mais importantes é definir uma personalidade para sua marca, de acordo com suas propostas e seu público-alvo. Algumas apostam no humor, outras em acolhimento ou até na autoestima, por exemplo. Tudo depende do que você oferece, de seus valores e de quem você quer atrair.
Essa personalidade deve estar presente em todos os aspectos da marca, desde as propagandas até o tom de voz nas interações mais diretas com o consumidor. Assim, você garante que o público passe a reconhecê-la dessa maneira, gerando memórias afetivas.
2. Crie e padronize sua identidade visual
A identidade visual tem tudo a ver com o fortalecimento de marca e é fundamental para um bom trabalho nesse sentido. É preciso escolher cores, fontes e símbolos que representem a marca de acordo com a personalidade dela. Assim, fica bem mais fácil para os clientes a reconhecerem no mercado, diferenciando-a das demais.
3. Tenha um diferencial
Essa é mais atitude importante para favorecer a sua marca perante as outras. O seu diferencial pode estar em vários aspectos do negócio, como no modo de atender os clientes, em um “algo a mais” nos produtos ou na caracterização do ambiente da sua loja ou escritório. Algumas marcas apostam também no live marketing, gerando estímulos sensoriais ou mesmo oferecendo petiscos e fragrâncias ao consumidor.
4. Conheça seu público-alvo
Esse passo está relacionado com todos os outros. Para fortalecer sua marca, é essencial conhecer o seu público. Quais consumidores você quer atrair? Como eles se comportam e falam? Como é a rotina deles e seus hábitos de consumo? Do que eles gostam?
Faça estudos com base em perguntas como essas e crie suas personas (seus perfis ideais). Isso guiará a construção da sua identidade e a implementação das suas ações pelo caminho certo.
5. Apoie uma causa
Essa dica faz toda a diferença para atrair consumidores e fortalecer a seriedade da sua marca. Quando você apoia algo importante, os próprios clientes ajudam na divulgação. Assim, você conquista um público maior e ainda se diferencia no mercado.
6. Marque presença nas redes sociais
Hoje em dia, as redes sociais são um dos principais meios de divulgação. Portanto, esteja presente com a sua marca e crie uma estratégia bem definida, de acordo com seus objetivos e com seu público. Poste conteúdos interessantes para ganhar seguidores e se destacar, responda aos clientes e não deixe de interagir. Tudo isso gera diferenciais importantes.
7. Invista em marketing de conteúdo e ações promocionais
Esse tipo de marketing tem como foco a produção de conteúdo relevante para o seu público-alvo. Assim, você mostra ter autoridade em determinado segmento, atrai a atenção e amplia sua visibilidade. Essa é uma ótima forma de fortalecer a sua marca.
Além disso, vale investir em ações promocionais. Tenha produtos definidos como carros-chefes, que vão destacar a marca por sua divulgação e sua qualidade diferenciada.
Além de todas essas dicas, existem várias outras ações que podem ajudar no seu brand awareness. Alguns exemplos são: marcar presença em eventos do seu nicho, patrocinar atividades e distribuir brindes. Existem especialistas de marketing que podem ajudar você a fortalecer a sua marca no mercado, então que tal considerar uma ajudinha?
Esperamos que tenha gostado das dicas de fortalecimento de marca. Venha dar uma olhada no nosso portfólio e conhecer nossos serviços!