Não é segredo que o sucesso de um evento se deve muito a uma divulgação bem planejada. Isso pode ser feito de várias formas. No entanto, em todas elas, é essencial entender o público-alvo.
Até mesmo em eventos corporativos internos, para os quais o colaborador é quem precisa ser comunicado, é fundamental fazer uma divulgação eficiente para que a ação alcance os objetivos da empresa.
Sabendo disso, chegou o momento de analisar a melhor maneira de fazer a sua mensagem chegar a quem precisa dela. Confira como fazer uma divulgação de eventos internos em poucos passos.
1. Conheça o seu público
Muitas são as estratégias para divulgar eventos corporativos. Para saber qual é a mais adequada para o seu caso, é preciso primeiro identificar e conhecer o perfil dos colaboradores.
Durante a definição do perfil, aprofunde-se na pesquisa e descubra a melhor maneira de chamar a atenção do seu público. Busque saber quais os canais de comunicação que essas pessoas realmente utilizam. O segredo é inserir sua comunicação no contexto do colaborador.
2. Desenvolva uma comunicação visual
Não é à toa que essa é uma das estratégias mais utilizadas para a divulgação de eventos internos. Ela é muito eficiente, porém exige um pouco mais de dedicação e, em alguns casos, pode ter custos extras com a criação, desenvolvimento e impressão dos materiais com a cara do evento. Nesse caso, verifique se seu budget cobre os valores.
3. Utilize os canais de comunicação interna da empresa
Seja qual for o tamanho da sua empresa, ela com certeza tem canais de comunicação interna já estabelecidos e utilizados pelos colaboradores. Aproveite ao máximo essas ferramentas para divulgar o seu evento. Veja alguns exemplos:
Hoje em dia, praticamente todo mundo está conectado nesse aplicativo de mensagens. Além de ser prático e instantâneo, comunicar nesse canal possibilita que os próprios colaboradores compartilhem o conteúdo uns com os outros.
Refeitório
Se sua empresa conta com um refeitório, lá pode ser o local ideal para divulgar o seu evento, por meio de peças como um mural, banner ou adesivos. Por se tratar de um ambiente comum de todos os funcionários, você terá certeza de que sua mensagem será lida.
E-mail convite
O e-mail corporativo é uma solução básica e muito eficaz. Durante o expediente, o funcionário está sempre conectado e visualizando a caixa de entrada do e-mail.
Mural interno
O mural interno é um canal de comunicação importante, seja ele digital ou não. Utilizar esse espaço para informar aos seus colaboradores sobre eventos é sempre uma boa estratégia.
4. Conte com os líderes
A liderança deve ser referência dentro da organização. Por isso, contar com ela na divulgação de eventos internos é uma estratégia importante. Reunir os líderes, gerentes ou outros colaboradores importantes de cada área e encarregá-los de comunicar suas equipes sobre o evento interno pode ser uma das estratégias mais eficientes. Nada supera a comunicação face a face.
Com essas dicas, ficará muito mais fácil fazer a divulgação do seu evento interno. No entanto, desenvolver a comunicação adequada para cada tipo de canal e estratégia pode ser inviável dentro da rotina da empresa. Nesses casos, é essencial ter em mente que é possível contar com parceiros especializados e garantir o sucesso da divulgação do seu evento corporativo.
Como os eventos internos fazem parte de um planejamento de marketing, aprofunde a sua leitura e aprimore seus conhecimento lendo o artigo “Saiba como fazer um bom planejamento de marketing e se destacar no mercado”.