Ter uma equipe engajada é o primeiro passo para o sucesso de qualquer empreendimento. Afinal, pessoas motivadas e que trabalham em um ambiente agradável são mais felizes e produzem mais.
O endomarketing é uma ótima estratégia para manter a autoestima dos funcionários em alta e ainda melhorar a imagem da empresa e a comunicação entre os colaboradores. Entenda como investir no marketing interno pode trazer muitas vantagens para seu negócio!
Entenda o que é o endomarketing
A alta rotatividade de funcionários é bastante prejudicial para qualquer empresa. Além dos custos com a rescisão e com o treinamento de novas pessoas, perder um bom colaborador, em decorrência de um ambiente de trabalho ruim ou falta de motivação, não é justificável.
O endomarketing nada mais é do que uma ferramenta de gestão estratégica que consiste em realizar ações de marketing interno. Ele contribui para melhorar a imagem da empresa e fazer com que os colaboradores abracem a ideia da instituição e se tornem mais engajados. Assim, o clima geral tende a melhorar, tornando as equipes mais produtivas e diminuindo a rotatividade dos funcionários.
Por meio desse conjunto de ações que usam os fundamentos do marketing, comunicação empresarial e administração, é possível criar um ambiente motivacional para os colaboradores. Isso garante que o funcionário internalize os valores da empresa e valorize sua função dentro dela. Assim, todos sentem que seu papel é reconhecido quando a organização atinge metas e obtém sucesso, e entendem sua importância em tempos de crise.
Saiba como realizar ações de marketing interno
Para criar uma boa estratégia de endomarketing é preciso que a empresa invista em ações regulares. Não é necessário criar uma grande estrutura. Geralmente, pequenos eventos durante o ano funcionam melhor do que um grande acontecimento anual.
Continue lendo o post e descubra alguns eventos que a empresa pode desenvolver para melhorar o engajamento interno.
Treinamentos e workshops
Fornecer treinamentos, palestras e workshops é uma ótima maneira de fazer com que os colaboradores se sintam valorizados e motivados. Apostar na qualificação profissional, além de aprimorar o serviço prestado, ainda garante que o colaborador perceba que você está investindo nele e queira corresponder.
Crie eventos de capacitação com oficinas e palestras, por exemplo. Não é necessário montar uma grande estrutura. Pequenos acontecimentos, se realizados com regularidade, podem funcionar muito bem.
No entanto, capriche na organização. Agências parceiras podem criar um cronograma anual de treinamento com workshops, semanas de palestras e muitas outras possibilidades.
Premiações para os melhores colaboradores
Uma festa, coquetel ou jantar de final de ano para premiar os funcionários que mais se destacaram durante o período é uma ótima estratégia de endomarketing.
Com a possibilidade de ver seu talento reconhecido diante de toda a empresa, certamente cada colaborador vai se dedicar ainda mais. Por isso, garanta que esse evento seja realmente especial.
Confraternizações e comemorações
Um ambiente agradável e cordial é muito bom para trabalhar. Ao criar situações em que os funcionários possam interagir de maneira relaxada, as relações pessoais são fortalecidas e as equipes se integram melhor.
Comemore os aniversariantes do mês, programe finais de semana em algum hotel ou resort, faça pequenos eventos para celebrar conquistas do setor e datas comemorativas, por exemplo.
Como se pode perceber, criar boas ações de endomarketing é essencial para atrair bons funcionários, manter os colaboradores motivados e extrair o melhor de cada um. Por mais que possa parecer trabalhoso, uma agência parceira pode ajudar você na organização dos eventos e ainda criar estratégias e cronogramas. Encare como um investimento com retorno certo.
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