Você sabia que, atualmente, as redes sociais são muito utilizadas para a divulgação de marcas, produtos e serviços? Esse é um dos motivos pelos quais as empresas estão usando cada vez mais o Instagram para eventos.

O notório sucesso desse aplicativo vai além da possibilidade de compartilhar anúncios, informações e imagens, já que essa rede social permite um grande engajamento do público. Assim, criar um relacionamento do público-alvo com o evento fica mais fácil.

Quase todo mundo gosta de interagir e fazer parte de uma comunidade virtual. Nesse post, vamos listar estratégias para você envolver a sua audiência de maneira eficaz. Continue a leitura e confira!

Utilize hashtags específicas 

O uso das hashtags, ou seja, aqueles símbolos do jogo da velha (#) utilizados antes de palavras-chaves no Instagram, é essencial para aumentar o alcance da sua publicação. Uma dica é criar uma hashtag exclusiva para o seu evento, pois fica mais fácil identificar os posts ligados a ele. Ah! Não se esqueça de divulgá-la entre os convidados!

Ademais, tome cuidado para não fugir do tema que pretende abordar. Aposte também nas hashtags com palavras-chave relacionadas ao local do seu evento, pois assim você vai alcançar o seu público em torno da mesma localidade e potencializar ainda mais os efeitos da sua publicação.

Interaja com a sua audiência

Use e abuse dos stories! Eles permitem a interação rápida, aparecem diretamente no feed dos seus seguidores e chamam muito a atenção. Contudo, como a durabilidade dessa ferramenta é de 24 horas, ela não é indicada para informações que precisam ficar expostas por mais tempo.

Para não precisar ficar postando e repostando muitas vezes a mesma coisa no seu stories, você pode usar os destaques, logo abaixo do seu perfil, para as informações mais importantes.

Não esqueça de usar os filtros, as hashtags, gifs e emoticons, ou seja, aproveite todos as possibilidades de deixar o seu conteúdo ainda mais interessante. Alguns recursos se destacam quando o assunto é a divulgação de um evento, são eles: a contagem regressiva e as enquetes. Veja como funcionam!

Contagem regressiva

A contagem regressiva do Instagram pode ser muito útil para o seu evento, pois também funciona como um Save the Date, ativando um gatilho mental que não pode ser descartado: o senso de urgência!

Os seguidores são bombardeados por diversas informações o tempo todo e as chances de eles esquecerem a data do seu evento é grande. Desse modo, essa funcionalidade existe para evitar esse esquecimento, isso porque a contagem regressiva permite que eles cliquem na respectiva figurinha para ativarem um lembrete no celular.

Enquetes

O Instagram também disponibiliza uma ferramenta para enquetes, permitindo a troca de perguntas e respostas. Esse recurso é um dos mais usados e abrangem um nível altíssimo de engajamento.

As pessoas gostam de interagir e de sentir que estão no comando. Então disponibilize para elas a ferramenta de escolha. Dê opções de bandas, decoração e, até mesmo, a possibilidade de escolher a melhor data do evento. Lembre-se: a opinião do seu público é imprescindível para o seu sucesso

Faça lives criativas

Uma ideia que aumenta consideravelmente o engajamento é a transmissão ao vivo. A live, além de despertar maior curiosidade, permite analisar em tempo real a audiência, interagir com o público e gerar leads.

Vale ressaltar que se o conteúdo for relevante seu compartilhamento será uma consequência natural de um trabalho bem feito!

Com a baixa no engajamento do Facebook, o Instagram ganhou espaço na divulgação de eventos. Além do contínuo crescimento orgânico, essa rede social está sempre atualizando suas ferramentas de engajamento, sejam elas orgânicas, sejam em anúncios pagos. 

As novidades não param no uso do Instagram para eventos, como a criação do adesivo de evento — mais popularmente conhecido como figurinha de contagem regressiva, que citamos acima. 

Gostou das estratégias para usar o Instagram para eventos? Compartilhe este post em suas redes sociais e deixe todos por dentro dessas dicas!