Você sabia que apenas 18% das empresas brasileiras de médio e grande porte investem em programas para promover a saúde mental no trabalho? E que, em contrapartida, 47% dos trabalhadores no mercado de trabalho enfrentam algum tipo de depressão? Os dados da pesquisa da Isma-Br são impressionantes, não é mesmo?

Você já parou para pensar sobre como promover a saúde mental no trabalho em sua empresa? Se a resposta for não, não se preocupe! O objetivo deste artigo é exatamente esse: ajudar você a pensar em formas de apoiar e prevenir problemas relacionados ao tema.

Como promover a saúde mental no trabalho

Separamos quatro dicas para te ajudar a entender como promover a saúde mental no trabalho. Quer ver? Então continue a leitura!

Eventos para interação social

Uma das principais formas de estimular a saúde mental no trabalho é promover situações que façam com que os colaboradores saiam de sua rotina e interajam entre si.

Além de promover o convívio social, os eventos corporativos são uma excelente forma de estimular o desenvolvimento de algumas habilidades sociais importantes para o crescimento pessoal e profissional, como o espírito de equipe, a capacidade de escuta, a humildade e a oratória.

Palestras educativas

As palestras educativas podem e devem ser utilizadas como ferramentas de endomarketing para manter o engajamento e promover a saúde mental.

Por meio desse tipo de evento, é possível conscientizar o corpo de colaboradores sobre os problemas mentais inerentes à rotina estressante e repetitiva, reforçando o compromisso da empresa com a qualidade de vida de seus funcionários.

Uma ideia interessante é convidar profissionais externos para dar palestras e falar sobre temáticas relevantes usando técnicas como o storytelling, que envolve e cativa por meio de relatos pessoais.

Ginástica laboral e estímulo à prática esportiva

A ciência vem comprovando, ao longo dos anos, a estreita relação entre a prática esportiva e a saúde mental. Praticar atividades físicas, ainda que em momentos esporádicos, ajuda muito a manter a mente tranquila e livre de pensamentos depressivos e do estresse.

Então por que não criar um programa de saúde corporativa em sua empresa? Peça auxílio ao time de Saúde Ocupacional e monte grupos de corrida, caminhada, yoga ou pilates.

Além disso, inserir momentos para a prática de ginástica laboral é uma ótima forma de estimular a consciência sobre a importância de fazer pequenas pausas na rotina para esticar o corpo e relaxar a mente.

Flexibilidade sempre que possível

Uma das maiores tendências corporativas para os próximos anos tem a ver, justamente, com a busca por condições de trabalho menos intensas e mais flexíveis.

Isso significa que a empresa pode começar a adotar um modelo de home office, liberando os colaboradores para executarem suas tarefas de casa uma ou duas vezes na semana, ou criar um “espaço relax”, com pufes e redes, por exemplo, para que os funcionários tirem alguns minutos do dia para descansar.

Pode parecer muito disruptiva, mas a prática vem sendo adotada por mais e mais empresas a cada dia. Quer alguns exemplos? Pesquise sobre os modelos de trabalho da Google e da Netflix!

Benefícios de promover a saúde mental no trabalho

Além de zelar pela qualidade de vida dos colaboradores, promover a saúde mental no trabalho é uma estratégia inteligente para o fortalecimento de marca. Isso porque funcionários satisfeitos e engajados tendem a ser multiplicadores da imagem da empresa em que trabalham.

A importância da empresa parceira

Uma empresa parceira entende como promover a saúde mental no trabalho, estimulando a cumplicidade e não a competição, valorizando as conquistas dos colaboradores e mantendo o diálogo aberto para ouvir e resolver quaisquer questões que gerem situações incômodas.

Entender como promover a saúde mental no trabalho significa saber que se trata de um assunto sensível e delicado, dedicando a ele toda a atenção merecida.

O que sua empresa faz para promover a saúde mental no trabalho? Conte para nós nos comentários!