A pandemia do novo coronavírus, que causou a necessidade de isolamento social, além de acabar com a vida de milhares de pessoas, afetou a rotina e os planos de tantas outras. Sem contar que a maioria das empresas sofreu um impacto negativo em seus negócios.

Todos os segmentos sentiram o baque e precisam, além de gerir a crise financeira instaurada, se reinventar e planejar ações para quando tudo voltar à normalidade. Como estará o mercado de eventos pós-pandemia?

Neste post vamos refletir sobre os impactos no setor de eventos diante de um inimigo invisível que pegou de surpresa o Brasil e o mundo. Continue a leitura, saiba também o que esperar para o futuro desse mercado e quais serão as possíveis medidas adotadas!

O que mudou no setor de eventos em função do isolamento social?

Quando imaginamos um evento ou uma festa, logo pensamos em pessoas reunidas, se comunicando de forma bem próxima. Com a pandemia, esse é o cenário menos provável, seja em casa, seja em qualquer espaço para encontros coletivos.

Para diminuir o risco de contágio, todas as orientações da OMS – Organização Mundial da Saúde foram para que as pessoas entrassem em quarentena, promovendo o distanciamento social, evitando ao máximo qualquer tipo de contato.

Fatalmente, o setor de eventos foi um dos mais afetados, pois, muitos eventos corporativos, como congressos, palestras, solenidades, feiras, treinamentos e coquetéis, tiveram que ser cancelados ou adiados para uma data ainda indefinida.

Como o mercado de eventos deve se comportar pós-pandemia?

As empresas devem pensar agora como será depois que as pessoas puderem circular livremente, retomando suas atividades. Certamente, muitas pensarão em comemorar o fato de terem sobrevivido a algo tão inusitado.

A tendência é que as movimentações sejam retomadas apenas no segundo semestre de 2020. Até lá é possível pensar em alternativas e estratégias para atrair o público-alvo, observando tendências que já estão sendo especuladas.

Veja alguns aspectos que você pode considerar mesmo agora, para mostrar às pessoas que existe esperança e alegria em longo prazo e que é importante não desanimar e continuar fazendo planos para o pós-pandemia!

Retomada das atividades

As cidades que adotaram mais cedo as medidas de isolamento social e quarentena para conter o avanço do contágio pelo novo coronavírus estão colhendo os frutos. Essa estratégia tem permitido a retomada das atividades antes da maioria.

É fundamental pesquisar e observar as soluções que estão ocorrendo mundo afora em cidades que começam a abrir e promover seus eventos. Os exemplos são fontes de inspiração, que podem ser adequados à realidade de cada demanda.

Lives

Durante a pandemia, com tantos eventos e shows cancelados, a ideia de fazer transmissões por meio das lives ganhou forma e virou uma febre. Um novo mindset se instaurou sobre o alcance e interação com as pessoas.

Essa é uma ideia que ganhou forma, consistência e que pode perdurar por um longo tempo, considerando que muitas pessoas terão receio da aglomeração mesmo depois que a pandemia estiver sob controle — uma forma dinâmica de manter o vínculo com os clientes.

Eventos híbridos

Muitos eventos, sobretudo os corporativos, podem ser planejados de forma híbrida, ou seja, parte presencial e parte online. Essa é uma alternativa para quem não deseja grandes aglomerações, mas, ainda assim, quer se comunicar com um público maior.

Os eventos corporativos podem ser realizados de uma forma interativa, aproveitando os recursos tecnológicos disponíveis. Além disso, é possível minimizar os custos da empresa com despesas como locomoção e hospedagem de palestrantes e participantes.

Protocolos de segurança

A segurança das pessoas está em primeiro lugar, o que quer dizer que, mesmo voltando à normalidade, por um bom tempo será crucial proteger os participantes de eventos, oferecendo condições para um contato saudável.

A responsabilidade social é um dever de todos, entre os patrocinadores, os realizadores e os participantes do evento. O protocolo de fornecimento de álcool gel, com orientações para utilização ao entrar nos lugares e tocar objetos, deverá permanecer por um bom tempo.

O que esperar para o mercado de eventos pós-pandemia? Essa é uma pergunta complexa, mas que pode ganhar respostas a partir do planejamento dessas e de outras ações para recuperar, se não tudo, boa parte do que foi perdido — desde a rentabilidade até a afetividade entre as pessoas.

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